Menu

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais! Apresentação em João Pinheiro - MG

Oi gente como vão? Assisti no último sábado 31/08 a uma apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais aqui em João Pinheiro e vim mostrar pra vocês as fotos e vídeos que fiz. Eu nunca tinha visto nada igual, fiquei deslumbrada com tudo, os instrumentos, os sons, a sintonia de mais de 90 músicos tocando ao mesmo tempo. Passei lá durante o dia enquanto a praça estava sendo organizada. Eram 2.000 cadeiras e quando vi elas vazias tive a sensação que não ficariam todas cheias. Me enganei!



Visitei o Site da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e trouxe um pouquinho da história pra quem não tem preguiça de ler, rsrsrs. As fotos são minhas e o texto a seguir tirado do site.

Criada em fevereiro de 2008, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se orgulha de já estar entre as melhores orquestras do Brasil. Criada para tornar-se um grupo de excelência artística, a Orquestra apresenta ao público obras essenciais do repertório sinfônico e produções contemporâneas. Neste curto espaço de tempo, a Filarmônica foi reconhecida com importantes prêmios brasileiros: Melhor Grupo Musical Erudito de 2010 pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) e Melhor Orquestra pelo Prêmio Carlos Gomes em 2012. O maestro Fabio Mechetti, Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica desde a sua criação, também recebeu o Prêmio Carlos Gomes em 2009 como Melhor Regente Brasileiro.



A Filarmônica segue com suas apresentações regulares, com duas séries no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, turnês, Concertos para a Juventude, Clássicos no Parque e Concertos Didáticos. Apresenta-se ainda nos principais eventos de música clássica do país, como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora. Em 2012 a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais realizou sua primeira turnê internacional com cinco apresentações no Uruguai e na Argentina, incluindo dois concertos no Teatro Colón, em Buenos Aires.


Desde sua criação, visitou 18 cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Campos do Jordão, Salvador, João Pessoa, Recife, Natal, Fortaleza, Belém, Manaus, Vitória, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Londrina e Paulínia) e 49 cidades mineiras. Apresentou-se em duas temporadas na Sala São Paulo, onde volta a tocar em outubro de 2013, e nos teatros municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo.


Como ações de estímulo à música, a Orquestra promove o Festival Tinta Fresca, para compositores de todo o país, e o Laboratório de Regência, atividade única no Brasil que abre novas oportunidades para jovens regentes conduzirem uma orquestra profissional.





Eu e meu bem...Saímos de lá com aquela sensação de: eu deveria ser rico e ir a coisas desse tipo sempre. Adorei a apresentação e ainda quero ver outras se Deus quiser, outro lugar que ainda não fui e quero muito ir é ao teatro, deve ser muito bacana também.


Look: calça P&B e blusa preta feitas pela minha mãe, dona Conceição. O colar é o de caveiras de sempre e o batom é o 330 da linha Intense do Boticário, Adoro.

Vejam os vídeos que eu fiz. Da pra ver a quantidade de gente que tinha lá, a praça estava lotada, todas as cadeiras ocupadas e ainda tinham pessoas de pé. Legal foi ver o povo Pinheirense aplaudindo, assoviando e gritando uhul!!!

"Tico-tico no fubá" de Zequinha Abreu (no início,temos a abertura com os percussionistas tocando a "surpresa" que o maestro tinha prometido no início da apresentação).



"Dança Brasileira", uma das "Três Danças" do compositor Camargo Guarnieri.


"Frevo" de Claudio Santoro.



Teve um momento que o Maestro foi apresentar os instrumentos para a platéia, eu adorei essa parte.

A Tuba

O Contra Baixo, muto legal esse instrumento.


A Arpa

Bom, espero que tenham gostado do meu post, pra quem não foi dá pra sentir a magia nos vídeos, tirando minha tremedeira e a cachorra que me distraiu, rsrsrs, o resto foi bacana. Hoje faltam exatamente 4 dias úteis pra minhas férias, sábado embarco rumo a São Paulo e depois pro Rio de Janeiro, êba!!! Beijos.

3 comentários:

  1. Olá Marcela,

    Ficamos muito felizes com o seu relato sobre a nossa passagem em João Pinheiro. O encontro com o público no interior de Minas é sempre muito gratificante para todos nós, músicos, maestro e equipe técnica.

    Quanto aos vídeos, a obra que você não lembrou o nome é a "Dança Brasileira", uma das "Três Danças" do compositor Camargo Guarnieri. No primeiro vídeo, estamos na verdade executando o sensacional "Tico-tico no fubá" de Zequinha Abreu (no início, como uma espécie de abertura, temos os nossos percussionistas tocando a "surpresa" que o maestro tinha prometido a vocês, lembra?). No vídeo que apresenta a sensacional mistura de sons que o nosso tubista Eleilton Cruz criou, também temos o naipe de fagotes da Filarmônica tocando um tango escrito por Manuel Martinez.

    Boas férias para você! Vamos torcer para que veja outros tantos concertos e também muitas peças de teatro.

    Abraços,
    Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

    ResponderExcluir
  2. Fico muito honrada de ler este comentário, que bom que meu humilde post chegou até vocês da Orquestra Filarmônica... desculpe não ter anotado o nome das canções para informar direito, fiquei tão empolgada em assistir e ainda filmar, que não deu pra anotar.
    Espero quem sabe assistir a mais apresentações de vocês.
    Muito Obrigado por trazer essa linda magia que é a música clássica, para minha cidade!!!

    ResponderExcluir
  3. Sem problemas por não ter anotado, Marcela! O mais importante você fez, que foi se deixar maravilhar pela música. Até breve, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

    ResponderExcluir

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...