Menu

sábado, 26 de outubro de 2013

Pretinha de rodinha!

E aí gente, tudo bem? Lembram quando mencionei num post dias atrás que minha cachorrinha estava doente? Pois é, ela já melhorou e vim contar pra vocês um pouco do que aconteceu com ela. Decidi contar essa história para incentivar as pessoas que tem seus pet's e que passam por momentos difíceis com doenças, e que ás vezes os fazem até pensar em desistir do seu bichinho. Já começo dizendo que não foi fácil, cuidar de uma cachorrinha que passou uma semana sem andar, foi uma experiência muito difícil.


No domingo, dia primeiro de setembro acordei mais tarde como de costume e minha mão logo veio me falar que a Pretinha estava "estranha". Ela estava deitada e quando a chamei ela começou a abanar o rabo e levantou com uma certa dificuldade, chamei ela e percebi que ele estava andando bem devagar, que suas patas traseiras não estavam normais, ele estava começando a arrastar as patas para andar. Fiquei muito preocupada e não hesitei em ligar (mesmo num domingo) para o veterinário que cuida dos meus pet's. Na mesma hora ele já foi para a clínica e eu levei ela pra uma consulta. Antes de sair dei comida a ela e ela comeu tudo, sou daquelas que acha que se o bichinho não está comendo nada a coisa é muito séria, e até fiquei até um pouco calma.


Lá ela foi examinada e em dez minutos o Renato fez um teste para ver se poderia ser Leishmaniose (aqui em João Pinheiro já teve muitos casos) e graças a Deus deu negativo. Ela estava com um pouco de febre e ele a medicou com remédios para febre, dor e anti-inflamatórios. Tiramos sangue para fazer mais exames e a Pretinha já saiu de lá sem conseguir andar, arrastando muito as patas.













Olha que carinha mais triste a dela, foi muito ruim vê-la assim.

O veterinário me explicou algumas possíveis doenças que poderiam causar essa paralisia nela. Poderia ser alguma fratura, mas seria quase impossível pois ela não fugia pra rua a tempos e não escutei ela chorar em momento algum, poderia também ser uma degeneração da coluna resultante de um acidente que ela teve a uns dois anos atrás, quando ela resolveu atropelar uma moto, na época ela estava grávida e não aconteceu nada com os filhotes, nasceram normais e saudáveis e ela apenas ficou um dia sem andar, não teve fraturas, foi medicada e no dia seguinte estava bem. Analisamos a possibilidade de ser Botulismo, que seria uma intoxicação causado por uma bactéria que pode estar em alimentos estragados, e pode ser fatal se não tratada corretamente. Uma outra doença comum que pode causar essa paralisia é uma doença transmitida pelo carrapato, uma praga aqui em JP, pois aqui é quente e úmido quase sempre, ambiente ótimo pra eles, e o quintal aqui de casa é grande e com terra que dificulta o controle deles. Tinha outra doença que o veterinário pensou na possibilidade, a Toxoplasmose, doença transmitida pelas fezes do gato. O gato pode ter a doença e não ter sintoma algum, para os humanos é grave apenas em mulheres grávidas onde pode ocorrer aborto ou má formação do feto. Ela estava aparentemente bem, comia normalmente, fazia suas necessidades normais, mas estava completamente sem movimento nas patas traseiras.

Me desesperei! Ela que sempre adorou andar atrás da gente o tempo todo pela casa, agora não conseguia mais. Na segunda já comecei com os remédios e com o cuidado mais especial a ela. Estava muito calor e como ela gosta de ficar em baixo de uma árvore que tem no quintal, carreguei ela pra lá antes de ir ao trabalho. Quando voltei ela tinha vindo pra área de dentro sozinha, arrastando as patinhas igual uma foquinha e como parte do quintal aqui é de cimento percebi que ela tinha começado a machucar se arrastando, nada grave, mas se eu a deixasse assim, em dias ela estaria com feridas.


Deixei ela presa na área onde não iria se machucar, e logo comecei a pesquisar sites que vendem cadeirinhas para animais deficientes. Encontrei vários, uns mais caros com preços de mil reais e outros mais em conta em torno de duzentos reais, mas além de demorar um mês para fazer a cadeirinha eu tinha medo de não ficar boa pra ela, por ser feita a distância. Daí tive uma luz! Me lembrei que o Armstrong que trabalha com o Matheus, tem uma habilidade pra construir coisas e logo pedi a eles que tentassem fazer uma cadeirinha pra Pretinha. E eles fizeram.


Num primeiro momento ela ficou meio grande como na foto, mas no outro dia eles ajustaram os canos e ela ficou do tamanho certinho.

Isso foi dois dias antes das minhas férias e como eu já estava com a viajem pra São Paulo marcada, tive que ir assim mesmo. Deixei ela com o coração na mão e fiz mil recomendações ao meu irmão que iria cuidar dela, pra dar os remédios na hora certa, não deixar ela se arrastar e colocar ela na cadeirinha por um tempo pra ela descansar de ficar deitada. Três dias depois recebo uma mensagem do meu irmão que dizia: "A pretinha está andando!" Pensa em uma pessoa feliz? era eu!
Liguei pra ele que me disse que ela tinha começado a andar, meio cambaleando, meio caindo, mas estava bem. Assim que voltei fui a clínica do Renato que me deu resultado dos exames com a confirmação de que ela estava com a doença do carrapato, que causa paralisia e também toxoplasmose, transmitida pelas fezes do gato, mas que a doença estava encubada nela a um tempo e que uma baixa na imunidade fez ela ter os sintomas. Fiquei feliz com o resultado, pois as doenças que podem até matar, são tratáveis, apenas com medicação via oral. Por trinta dias mediquei ela e mimei muito é claro, e agora ela está muito bem.

Pretinha curada e dormindo que nem um bebê na sua caminha...


não gosto de tirar fotos mãe, para com isso!


amigas...


Lambeijos pra todos vocês que torceram pela minha saúde!


Queria só reforçar o dever que cada um tem de cuidar bem da VIDA do seu bichinho de estimação. Não é simplesmente mandar sacrificar quando ele está doente grave não, isso não é "SER" humano, é apenas uma desculpa para pessoas sem coração. Estando dentro dos meus limites e claro, da medicina veterinária, eu sempre irei fazer o possível para zelar pela saúde deles. Espero que essa história sirva de exemplo para aqueles que não cuidam dos seus bichinhos em alguma doença difícil, pois sendo bem cuidados pelo veterinário e principalmente por você, eles terão uma grande chance de ficarem bem! Beijos!

2 comentários:

  1. A torcida pra ela sarar tava grande! A Pretinha é fofa demais!!!! Essa foto que ela ficou de barriga pra cima na caminha deu vontade de apertar ela de tanto abraçar!

    ResponderExcluir
  2. Vontade de deitar no chão e rolar com a pretinha, gosto de mais dessa cachorra!!!!

    ResponderExcluir

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...