Menu

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

A saga do meu cabelo!

Oi gente! O post de hoje é pra inspirar quem assim como eu, morria de medo e de vontade de pintar o cabelo, ou só pra causar boas risadas mesmo, com as fotos da saga do meu cabelo! Já venho pensando em fazer esse post a muito tempo, e desde que fiquei ruiva sempre alguém me pergunta alguma coisa sobre meu cabelo, se estragou, se caiu, que tinta eu uso e esses dias a Sel Couto  (minha parente distante rsrs) comentou no meu insta que gostaria que eu falasse um pouco sobre ser ruiva e desse algumas dicas pra quem está pensando em pintar o cabelo, mas ainda não tem coragem. E cá estou eu, rsrs!
Antes de falar sobre minha "ruivice", resolvi buscar algumas fotos do meu cabelo nos últimos 10 anos (período que tenho mais fotos) e mostrar para vocês, enquanto conto minha história.


Eu nasci, com muito cabelo. Nessa primeira foto que estou de bruços na cama, eu tinha só 3 meses e já tinha mais cabelo que minha sobrinha Isadora com 1 ano e que a Luisa, minha afilhada com 11 meses ainda não tem. Quando meu avô, pai da minha mãe me viu pela primeira vez, disse a minha mãe que eu parecia um "bichinho", de tanto cabelo que eu tinha, rsrs. Nas outras fotos estou com um ano e já dava pra fazer rabinho de cavalo! Na foto do meio que estou do lado do meu primo com camisa laranja, eu tinha 2 anos e meu cabelo já estava no ombro. Além de nascer cabeluda, meu cabelo também sempre cresceu muito rápido.


Meu cabelo nunca foi liso. Ele sempre teve volume e era meio ondulado, e até os 14 anos mantive ele grande, até que inventaram a chapinha, e eu achei que tinha que virar a "mona-lisa" e em menos de um ano passei chapa nele quase todos os dias, até que ele ressecou tanto e ficou com tanta ponta dupla, que com 15 anos resolvi cortar ele no ombro! Gostei muito, pois a facilidade de cuidar de um cabelo curto é muito bom, e com isso acostumei a usar ele com mais volume e sem chapa. Penso em cortar assim um dia, quando eu parar de pintar o cabelo. (ps: não vale fazer bullying com a Marcela adolescente, ok?!)


Com 19 anos, resolvi cortar franjinha. A Aline Morais na época usava esse cabelo em uma novela e foi uma febre de pessoas com cabelo liso e franja. Foi quando fiz progressiva a primeira vez e usei o cabelo assim lisinho e com franja por uns seis meses eu acho. Sou muito chata com franjas e ODEIO cabelo na minha cara e apesar de ás vezes dar vontade de cortar uma no estilo da Zooey Deschanel, lembro do trabalho que dá cultivar uma franja e logo desisto. Em algumas fotos em nem estou tão feia, né? rsrs.


Em 2010, com 21 anos, eu já estava com meu cabelo "normal", sem franja, sem progressiva, fazia chapinha só pra sair e gostava de fazer um coque com ele molhado pra ficar com as pontas cacheadas, assim como nessa foto que estou de rosa. Reparem que nessa época, meu olho ainda era normal (pequeno e fundo). No final de 2010 descobri que tinha hipertireoidismo, e com isso meu olho ficou bastante saltado, (um sintoma da doença que não tem como impedir ou reverter completamente). Hoje eu prefiro meu olho assim, como ele ficou, pois antes eu parecia sempre estar com cara de sono e com o olho inchado, rsrs. Na verdade, gosto de mim de qualquer jeito, e independente do que aconteça, o que eu sou "hoje" sempre será o mais importante.


Em 2011 fiz minhas primeiras mechas californianas, só nas pontas, de forma tão discreta que muita gente nem notou que eu tinha feito, rsrs. Depois retocava a cada seis meses e sempre aumentava um pouquinho mais, e sempre que me falavam pra fazer mais mechas e ficar "legalmente loira", eu dizia que ser loira não era pra mim e que não queria isso de jeito nenhum. Em 2013 postei aqui no blog que tinha vontade de pintar o cabelo de ruivo, mas que não tinha coragem por medo de estragar, de dar muito trabalho ou de ficar feio. Mas depois de muito ler, pesquisar experiências de várias blogueiras e me tocar que se ficasse ruim, era só cortar um pouco e esperar que ele crescesse de novo, me decidi finalmente que ficaria ruiva. Gosto de mim nesse fase de mechas, pois com certeza era a que dava menos trabalho.


Sempre li que pra ser ruiva, normalmente tem que descolorir o cabelo todo. E um dia, sim dizer que meu objetivo era ficar ruiva, fui ao salão e disse que queria ficar loira! Confusa né? rsrs. Queira muitas mechas loiras, e se ficasse legal eu manteria o cabelo assim por um tempo, mas se eu não gostasse pintaria de ruivo. E apesar de não ter ficado assim tão feia com o cabelo loiro, eu não me sentia eu mesma, entende? Sei lá, eu me olhava no espelho e achava super estranho, isso sem falar o quanto meu cabelo ficou fino com a descoloração e como ele já embaraça muito naturalmente, acabou quebrando bastante quando eu ia pentear (mesmo hidratando 3 vezes na semana em casa). Alem disso tudo, quando perguntei a minha mãe o que ela tinha achado, ela foi bem sincera e disse que tinha ficado horrível!, kkkk. Acho que por eu ser muito branca, e não usar maquiagem no dia-a-dia, (gosto só na night rsrs) eu fiquei com cara de doente, sem sal, rsrs. Com 15 dias voltei ao salão e dei o veredicto: quero ficar ruiva!


Eu já queria ficar ruiva a muito tempo, mas tinha medo de estragar de mais, de ficar estranho, ou de me tornar uma escrava do cabelo, rsrs. Nunca gostei de ter que me preocupar demais com beleza e só de pensar em salão, hidratação, tintura, já me dava preguiça. Quando pintei a primeira vez, quis uma cor mais fechada, que não fosse muito laranja. Tinha medo de ficar laranja de mais e assustar as pessoas, rsrs, e por isso deixei as pontas mais loiras. Porém, quando passou uns 15 dias e meu cabelo desbotou horrores (e ficou quase rosa! até gostei, mas se fosse pra ser colorido queria azul! hehe) vi que teria que retocar de novo e coloquei um vermelhão tipo "gótica suave". Ficou até legal, e gosto ainda mais quando vejo em fotos, mas é tão complicado viver com uma cor assim, e eu já estava louca só usando roupas pretas/cinzas e brancas, e parece que tudo que eu ia vestir não combinava. Depois disso acabei usando uma outra tinta que gostei mais, o loiro claro acobreado da Alfaparf e ficou um ruivo do jeito que eu queria, daqueles que quanto mais desbota mais bonito fica, ou seja, super fácil de manter.


Dicas que dou pra quem também quer ficar ruiva (ou mudar o cabelo) e ainda tem "medo".
  • Não peça a opinião das pessoas. Vai ter gente que vai te apoiar, gente que vai amar a ideia, mas também vai ter aqueles que vai falar um monte de merda coisas, e fazer você se sentir péssima de "estragar" seu cabelo. Se você quer fazer algo, simplesmente faça, com carinho é claro!
  • Vá a um profissional que você confie e nunca, descolora o cabelo em casa com produtos que não são apropriados. O principal estrago de "ficar ruiva" é o fato de descolorir o cabelo (mechas no meu caso) e se você fizer isso de forma errada, vai ressecar e quebrar muito seu cabelo, correndo o risco de um estrago enorme, e isso não vale a pena.
  • Hidrate muuuuuito, use produtos de qualidade e evite o máximo usar chapinha e secador nos primeiros dias de tingimento. No início seu cabelo fica muuuuito frágil e arrebenta só de olhar, então, evitar "maltratar" ele ajuda muito.
  • Seu cabelo vai desbotar horrores! O meu, com uns 10 dias depois de pintado que fica com a cor que eu realmente gosto, e uns 30 dias depois já fica com as pontas bem claras, tanto que algumas pessoas chegam a perguntar "porque eu parei de ser ruiva pra ficar loira?" hehe. Mas é assim mesmo. Dizem que depois de muito tempo, seu cabelo acostuma com a tinta e fixa por mais tempo.
  • Eu retoco a tintura a cada 40 dias, então, guarde dinheiro, rsrs. A minha descoloração e as 4 primeiras tinturas fiz no salão, mas quando viajei, comprei um estoque de tinta da Alfaparf 8.4 (que não é laranja, mas um tom de ruivo mais natural) e meu cabelo gasta um tubinho e meio por vez. Se você já encontrou a cor certa, vale a pena comprar e pintar em casa, tomando todos os cuidados é claro.
  • Não se iluda com ruivos que você vê na internet. Você pode até ter alguém como referência na hora de pintar, mas a cor do seu cabelo dependerá da cor original do seu fio. Com o tempo, você até consegue o tom que você quer, mas de primeira, ele nunca ficará o "ruivo dos seus sonhos".
  • Não se iluda com fotos. Sim, minhas amigas, seu cabelo nunca ficará com a cor que ele realmente é nas fotos que foto tira. Tem vários fatores que influenciam, como, qualidade da foto, luz do ambiente, se a luz é do sol, da lâmpada, da lua, rsrs. E não fique chateada quando seu cabelo ficar marrom nas fotos, pois isso vai acontecer muito. Quer que ele fique ruivo, lindo com aquele brilho laranjado? tire fotos no sol com luz natural, é o único jeito! rsrs.
Pra finalizar trouxe umas fotos da linda Marina Rui Barbosa, que é ruiva natural, para vocês verem que em cada "luz" o cabelo fica de uma cor, mesmo que seja um cabelo natural ou com tintura.


E mais uma vez... Se você tem vontade de ficar ruiva, loira, morena, colorida, cortar, colocar aplique, alisar, enrolar... faça! Afinal de contas é só cabelo, e é o SEU cabelo! Ele vai crescer de novo um dia... Faça as mudanças que você quiser e seja feliz!
Beijos!

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Então tá na hora de seguir as dicas e mudar! que tal aquela franja que você me disse que quer fazer? Se não gostar depois cresce de novo, rsrs. Tenho certeza que vai ficar ainda mais linda! Bj!

      Excluir
  2. Eu apenas admirei as fotos e gostei do título bem cômico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre penso em um título diferente e divertido ao mesmo tempo, rsrs. Gostei do seu comentário por aqui. Obrigada!

      Excluir
  3. Caramba, que saga mesmo! Eu sou fã de franja, uso a muitos anos. E você fica linda ruiva! Combinou muito. Meu cabelo é natural hahahah, não tenho coragem de fazer nada com ele, quando era mais nova, fiz californianas e odiei, fiquei igual você, sentindo que não era eu mesma hahahahaha

    Beijos

    http://orangelily.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também morria de medo de mexer no meu cabelo virgem, mas agora o medo acabou e vi que nem é tão complicado quanto a gente pensa. Meu sonho conseguir usar franja, pois acho lindo, mas não consigo mesmo, rsrs. Obrigada pelo comentário e volte sempre! Bj :*

      Excluir
  4. Anem to louca para pintar mais nao tenho a sua coragem Marcela, obs ficou lindo o seu cabelo, parabéns pela coragem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa! como seu cabelo já está loiro com luzes, vc pode tentar passar somente um tonalizante que sai com o tempo. Mas te recomendo ir num profissional e trocar opiniões, pra não dar nada errado! rsrs Beijos!!!!!

      Excluir

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...